Meus amigos, um site sediado em SETÚBAL (Portugal), o "DEUS ME LIVRO", publicou uma crítica a meu livro "DA GUERRA DOS MARES E DAS AREIAS". Segue...
CRÍTICA1
“Da guerra dos mares e das areias – Fábula sobre as marés” | Pedro Veludo e Murilo Silva
Por Andreia Rasga · Em 10/03/2015
Uma história que começa há bilhões de anos para nos falar da força das marés e da luta que travou com as areias. Uma fábula gráfica, extremamente bem construída, capaz de nos embalar entre as ondas do mar e as fases da lua.
“Da guerra dos mares e das areias – Fábula sobre as marés” (Editora Quatro Cantos, 2013) é uma história fantasiada que explica o lugar de cada coisa na Natureza. Assim, remontamos a um tempo em que as montanhas, os rios, os lagos, as árvores e os vales viviam em rebuliço encontrando, cada qual, o seu papel. Aos poucos, todos o conseguiram. Contudo, mares e areias revoltavam-se mutuamente: a areia queixava-se do barulho das ondas, o mar queixava-se do silêncio da areia. Uma guerra que durou milénios sem solução. Até ao dia em que o búzio rosado chamou as duas partes desta disputa e propôs um acordo. A partir daí cada um desempenhou o seu papel, sob o olhar atento da Lua. O búzio rosado ficou então guardião dos sons.
Numa sequência de pequenos grafismos, cada plano deste livro faz-se de um conjunto de cores entre os vermelhos, laranjas, castanhos, verdes e amarelos. As palavras acompanham a ilustração, muitas vezes rodeando as ondas que enfatizam a presença do mar nesta história. Pedro Veludo, autor do texto, é natural da cidade do Porto, residindo atualmente no Brasil. Com vários textos de teatro premiados, já publicou diversos livros infanto-juvenis, crónicas e um romance para adultos.

Uma história de grande sensibilidade, capaz de nos surpreender ao ir buscar uma explicação tão bela para um dos desígnios da Natureza que mais fascínio exerce.